No dia 18 de Abril a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) entrou em vigor e muito tem se falado sobre o assunto.
A NBR 16280 trata de reformas de edificações, estabelecendo sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.
Tudo começou quando alguns edifícios aqui em São Paulo e outros dois no Rio de Janeiro simplesmente desmoronaram.
Os acidentes foram provocados por reformas irregulares sem nenhum responsável técnico acompanhando a execução e ou projeto.
Edifícios no centro do Rio de Janeiro:
Edifício Liberdade - SP
A norma estabelece que toda reforma de imóvel que alterar ou comprometer a segurança da edificação ou seu entorno precisará de um laudo técnico assinado por arquiteto ou engenheiro.
E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.
Devemos deixar bem claro que não basta somente um laudo técnico do responsável mas sim um projeto, plano de ação, planejamento e acompanhamento desta obra.
Precisamos olhar o lado bom desta Norma pois a área da arquitetura e engenharia está muito "prostituída" e qualquer pedreiro "Zé da Esquina" era contratado para obras com grandes intervenções estruturais e de instalações e sem ao menos ter um projeto em suas mãos para desenvolver o trabalho.
Muitos clientes/proprietários destas obras tinham grandes dores de cabeça pois não contavam com um responsável para o acompanhamento da obra como:
- Verificação do projetado x executado;
- Planejamento físico/financeiro;
- Administração dos fornecedores (pintor, gesseiro, encanador, eletricista, e etc.)
Vamos privilegiar e apoiar a "boa técnica" e o profissionalismo!!



