O que é Steel frame e Wood Frame?

Esse tipo de construção é muito usado nos Estados Unidos e Canadá e é caracterizado como uma construção seca e rápida.
No Brasil ainda é pequena a produção de casas e edifícios com essa tecnologia pois a cultura do brasileiro ainda é que para se ter um "teto" "casa" precisamos do tijolo, cimento, concreto e etc.

Já imaginou contratar um projeto de arquitetura da casa dos seus sonhos e em 30 dias você ter a sua casa completamente pronta!? pois isso é possível, segundo muitos especialistas e representantes desse sistema construtivo.


Steel Frame( Estrutura em aço leve): Sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis leves de aço galvanizado dobrados a frio utilizados para formar painéis estruturais;















Wood Frame: Mesmo sistema construtivo do steel frame porém seus componentes são perfis leves de reflorestamento.
















De uma forma geral os principios estruturais são iguais ao da alvenaria estrutural.


Vantagens:


São muitas as vantagens de construir com a tecnologia Light Steel Frame (LSF) ou Wood Frame começando pela  precisão de projeto, prazos e custos:

  • Processo industrial: Existe uma garantia que os produtos usados foram feitos em uma fábrica e por isso passaram por um processo de qualidade;
  • Planejamento programado: Com um projeto bem definido pode-se planejar, controlar e acompanhar a execução da obra do início ao fim com mais segurança;
  • Custos: Com um planejamento de projeto e obra pode-se controlar 100% os custos, sem surpresas;
  • Prazo: Uma das principais vantagens pois o tempo utilizado é imensamente menor já que os materiais utilizados são pré fabricados;
  • Limpeza: Conhecido como obra seca pois não é utilizado água e entre outros agregados muitos utilizados na alvenaria.


Agora... aproveite e conheça melhor a Urbanity Arquitetura! desenvolvemos projetos de arquitetura, interiores, estudos de viabilidade técnica e  gestão de obras.




Fonte:

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ciencia/v/steel-frame-conheca-tecnica-de-construcao-rapida-e-sustentavel/2686962/

http://www.ushome.com.br/pdf/SF_Guia_Construtor.pdf



http://arcoweb.com.br/finestra/tecnologia/wood-frame-habitacao-popular-rede-tecverde

Arquiteturas...modernas ou contemporâneas??



Aposto que muitos já ouviram "Nossa que linda esta casa moderna...isso sim é casa de arquiteto" esta é uma frase bem comum para os leigos em arquitetura, não é??

Então vamos explicar e exemplificar as diferenças e conceitos de uma arquitetura moderna e a contemporânea (atual).


Conceitos:


Arquitetura moderna: Foi um conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que caracterizam uma arquitetura produzida grande parte do século XX (décadas de 10 e 50) e estava inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo.

Umas das principais bandeiras dos modernos é a rejeição dos estiloos históricos como por exemplo os excessos de ornamentos do neoclássico e barroco.
























Arquitetura contemporânea: Sucede a arquitetura moderna e sintetiza todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas nos tempos atuais. Diferentemente do modernismo a arquitetura contemporânea se inspira bastante no passado mas não o copia somente se adapta.























Essa contemporaneidade é bem mais clara fora do Brasil pois muitos críticos ainda acusam arquitetos brasileiros de desenvolverem uma arquitetura contemporânea com cara de moderna.

Resumindo:

Hoje em dia quando vemos ou ouvimos alguém dizer que uma casa ou edificio é moderno, está errado!! pois toda e qualquer arquitetura produzida nos dias de hoje são contemporâneas.


Agora com relação a essa arquitetura desenvolvida nas residências em geral das cidades brasileiras podemos chamar de um misto de arquitetura colonial brasileira onde possui inconscientemente conceitos coloniais, modernos e neoclássicos...(muitas vezes feitas e projetadas por "não" arquitetos).























Na minha opinião existe muita coisa sendo produzida e construída hoje que não se pode nem chamar de arquitetura e muito menos estilo, movimento ou referência de projeto.  

Mas isso é uma loonga história e fica pro próximo post...hehe



Fonte:


http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.066/404

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.101/99
http://archibrasil.wordpress.com/contemporaneo/






Peruri 88 - Cidade Vertical em Jacarta


Uma cidade vertical de 400 metros de altura e 360.000m²...integram diversos usos e ocupações em um único espaço sendo comércios, escritórios, habitação e e outras ocupações bem diferenciadas mas muito interessante para demonstrar o conceito das "cidades compactas" onde podemos fazer tudo em um único espaço sem necessidade de grandes deslocamentos.

O Peruri 88 combina a necessidade de espaços verdes de Jacarta com necessidade de um maior adensamentos da área, respeitando as tipologias do tecido urbano atual, o local fica ao lado de futura estação de metro.

A estrutura conta com cinco edifícios principais sendo o núcleo o maior edifício e bem menos complexo. Quatro torres anexas serão construídas com pontes de acesso ao edifício do núcleo. 

















































































Este é um projeto da MVRDV* com colaboração: The Jerde Partnership, Los Angeles,USA e Engineering: Arup,UK

* MVRDV : escritório holandês de arquitetura, formado por Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries, quando Maas e van Rijs saíram do OMA, de Rem Koolhaas. Estes fizeram prédios como o Mirador, o Silodam e o asilo WoZoCo.



Fonte:
http://www.archdaily.com.br/br/01-84277/mvrdv-propoe-cidade-vertical-de-400-metros-de-altura-em-jacarta

http://www.mvrdv.nl/projects/Peruri_88/