Aposto que muitos já ouviram "Nossa que linda esta casa moderna...isso sim é casa de arquiteto" esta é uma frase bem comum para os leigos em arquitetura, não é??
Então vamos explicar e exemplificar as diferenças e conceitos de uma arquitetura moderna e a contemporânea (atual).
Conceitos:
Arquitetura moderna: Foi um conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que caracterizam uma arquitetura produzida grande parte do século XX (décadas de 10 e 50) e estava inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo.
Umas das principais bandeiras dos modernos é a rejeição dos estiloos históricos como por exemplo os excessos de ornamentos do neoclássico e barroco.

Arquitetura contemporânea: Sucede a arquitetura moderna e sintetiza todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas nos tempos atuais. Diferentemente do modernismo a arquitetura contemporânea se inspira bastante no passado mas não o copia somente se adapta.


Essa contemporaneidade é bem mais clara fora do Brasil pois muitos críticos ainda acusam arquitetos brasileiros de desenvolverem uma arquitetura contemporânea com cara de moderna.
Resumindo:
Hoje em dia quando vemos ou ouvimos alguém dizer que uma casa ou edificio é moderno, está errado!! pois toda e qualquer arquitetura produzida nos dias de hoje são contemporâneas.
Agora com relação a essa arquitetura desenvolvida nas residências em geral das cidades brasileiras podemos chamar de um misto de arquitetura colonial brasileira onde possui inconscientemente conceitos coloniais, modernos e neoclássicos...(muitas vezes feitas e projetadas por "não" arquitetos).

Na minha opinião existe muita coisa sendo produzida e construída hoje que não se pode nem chamar de arquitetura e muito menos estilo, movimento ou referência de projeto.
Mas isso é uma loonga história e fica pro próximo post...hehe
Fonte:
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.066/404
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.101/99
http://archibrasil.wordpress.com/contemporaneo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário